Este exemplar do Harmônio foi restaurado por mim há alguns anos.
Para quem não sabe, o harmônio é um tipo de órgão musical que funciona à base de fole, um irmão mais velho do órgão elétrico e primo de segundo grau do acordeon. Versões em que o fole é manipulado manualmente são difundidas e extremamente conhecidas na Índia e arredores da Ásia.
J.Edmundo Bohn fabricava esses instrumentos no sul do Brasil de 1929 a 1968, entretanto, não há uma data nesse exemplar.
Infelizmente não achei as fotos antes da restauração. O bom mesmo é ter o "antes e depois", mas pode confiar que eu tenho testemunhas oculares que podem comprovar o mal estado do harmônio antes da restauração, seus donos: Edi e Solange, meus tios.
Os detalhes mais peculiares são os mecanismos do harmônio. São extremamente rudimentares e lubrificados com grafite. Todo mecanismo é em madeira e o fole super resistente.
O harmônio estava em estado de abandono, com restos de insetos, sinais de umidade acentuada e travamento de mecanismos, peças em metal totalmente embotadas, além do desalinhamento das teclas e mal estado da pintura (envernizamento), porém com foles em ótimo estado e afinação muito boa.
O resultado é restauração total, e um som vintage excelente.