segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Adega para 30 garrafas com porta taças (12 taças)

E essa é a novidade que falei nas redes sociais semana passada! Um pedido fechado e o produto em questão: Adega para 30 garrafas com porta taças. Capacidade para 12 taças.








PS: Estão apenas duas garrafas e quatro taças, é por que não tenho tantos elementos para encher a adega, mas pode apostar que cabem 30 garrafas e 12 taças...

Gostou? Faça sua encomenda! Fim de ano vem aí, não fique sem a sua!

terça-feira, 8 de outubro de 2013

Carro de Boi

O carro de boi é um símbolo icônico do universo sertanejo. E existe uma grande tradição na feitura de carros de boi em miniaturas. Não conheço ninguém que nunca tenha visto em algum lugar uma peça como esta.

O Adriano Oliveira me desafiou a fazê-lo. Embora seja de madeira, é uma peça muitíssimo artesanal, e artesanato é uma coisa que nunca havia feito, mas provavelmente começarei a fazer, pois foi um bom passatempo...

Acompanhe o passo a passo do processo.

O recorte das peças:


Abaixo, o trabalho de dimensionar e acertar as proporções de cada peça, bem como o trabalho com lixa e grosa, arredondando as peças:


E o resultado final, com a aplicação do verniz e acabamentos:



Gostou? Aproveite e faça sua encomenda... rsrs

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Restauração: Harmônio J. Edmundo Bohn

 Este exemplar do Harmônio foi restaurado por mim há alguns anos.

Para quem não sabe, o harmônio é um tipo de órgão musical que funciona à base de fole, um irmão mais velho do órgão elétrico e primo de segundo grau do acordeon. Versões em que o fole é manipulado manualmente são difundidas e extremamente conhecidas na Índia e arredores da Ásia.

J.Edmundo Bohn fabricava esses instrumentos no sul do Brasil de 1929 a 1968, entretanto, não há uma data nesse exemplar.


Infelizmente não achei as fotos antes da restauração. O bom mesmo é ter o "antes e depois", mas pode confiar que eu tenho testemunhas oculares que podem comprovar o mal estado do harmônio antes da restauração, seus donos: Edi e Solange, meus tios.

Os detalhes mais peculiares são os mecanismos do harmônio. São extremamente rudimentares e lubrificados com grafite. Todo mecanismo é em madeira e o fole super resistente.

O harmônio estava em estado de abandono, com restos de insetos, sinais de umidade acentuada e travamento de mecanismos, peças em metal totalmente embotadas, além do desalinhamento das teclas e mal estado da pintura (envernizamento), porém com foles em ótimo estado e afinação muito boa. 

O resultado é restauração total, e um som vintage excelente.













quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Sofás

As fotos não ajudam...rs

Mas, segue um sofá, aliás, dois!

Eles são para 4 lugares cada, quatro assentos generosos... Feito totalmente em madeira reaproveitada, tanto madeiramento de telhado quanto de outros móveis. 

Assim que possível, providenciarei fotos melhores... 



 
Novas fotos...
Agora com almofadas...