sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Restauração: Harmônio J. Edmundo Bohn

 Este exemplar do Harmônio foi restaurado por mim há alguns anos.

Para quem não sabe, o harmônio é um tipo de órgão musical que funciona à base de fole, um irmão mais velho do órgão elétrico e primo de segundo grau do acordeon. Versões em que o fole é manipulado manualmente são difundidas e extremamente conhecidas na Índia e arredores da Ásia.

J.Edmundo Bohn fabricava esses instrumentos no sul do Brasil de 1929 a 1968, entretanto, não há uma data nesse exemplar.


Infelizmente não achei as fotos antes da restauração. O bom mesmo é ter o "antes e depois", mas pode confiar que eu tenho testemunhas oculares que podem comprovar o mal estado do harmônio antes da restauração, seus donos: Edi e Solange, meus tios.

Os detalhes mais peculiares são os mecanismos do harmônio. São extremamente rudimentares e lubrificados com grafite. Todo mecanismo é em madeira e o fole super resistente.

O harmônio estava em estado de abandono, com restos de insetos, sinais de umidade acentuada e travamento de mecanismos, peças em metal totalmente embotadas, além do desalinhamento das teclas e mal estado da pintura (envernizamento), porém com foles em ótimo estado e afinação muito boa. 

O resultado é restauração total, e um som vintage excelente.













15 comentários:

  1. Olá. Ficou realmente bonito. Você fica em qual cidade?

    ResponderExcluir
  2. Eu comprei um harmonio antigo, década de 30, parecido com esse, e acho que precisa ser restaurado, o som tá estranho e algumas teclas nao funcionam. Gostaria de falar com você. Você pode me passar seu email?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe a demora. Meu e-mail é feolimoveisrusticos@outlook.com Obrigado!

      Excluir
    2. Bom dia, Tenho um com etiqueta data 1928

      Excluir
  3. Boa noite. Uma restauração dessa que vc fez quanto sai? Tenho.un.orgso desse em estado de abandono...Era de u. Seminário....Um padre deixou lá em casa já meio.estragado ha muitos anos.e agora ele está em ruínas. Queria saber se dá ainda para restaurar. Obrigado

    ResponderExcluir
  4. Tenho um j. edmundo bohn, e gostaria de reataura-lo, vc tem algum contato?

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Amigo, sou Luthier de Cavalcante/GO e estou recuperando um Harmônio da nossa paróquia. Ele, inicialmente foi atacado por cupins e depois por um marceneiro, de modo que os mecanismos internos das chaves de mudança de timbre estão inoperantes. Gostaria de um contato seu para conversarmos diretamente. Muita Paz, Antonio Alberto.

    ResponderExcluir
  7. Amigo. Temos um harmonio j Edmundo. O fole é umas teclas estragaram. Tem como me ajudar.
    Meu fone 037 999679523

    ResponderExcluir
  8. Tenho um harmónio exatamente igual á esse erança do meu Avô! Qual o valor desse harmónio ?

    ResponderExcluir
  9. Olá vivo em Portugal e comprei um harmonio e que estou a tentar recuperar. A minha dúvida e diculdade é como funcionam os foles, pois este tem dois individuais.o problema reside como entra e sai o ar nos foles, pois este harmonio tem do lado exterior de cada fole 4 furos mais ou menos 30mm diâmetro, e estão cobertos por uma tira de couro que não os tapa efectivamente, pois quando aciono os pedais sai ar pelos mesmos furos e não sei se deveria sair. Depois os foles têm na outra extremidade ou seja dentro da caixa de ar onde tem as palhetas também 4 furos idênticos aos outros cobertos por uma tira de couro e que ao pressionar os pedais sai ar por eles. Obrigado abraço

    ResponderExcluir
  10. O meu mail é joao_pedro42@hotmail.com e o meu face é Joao Pedro Marinha Grande Portugal. Obrigado

    ResponderExcluir
  11. Olá! Tenho um harmonio de fole que precisa de restauro. Gostaria do seu contato.

    ResponderExcluir